Vírus de roteador: este mal existe e pode estar prejudicando a velocidade da sua internet

Você sabia que existem vírus também nos roteadores? Além de outros problemas, o vírus pode deixar sua internet lenta ou interromper a conexão wireless.

O atendimento técnico da Triway atende diariamente muitas de problemas na internet, e que na verdade estavam na rede Wi-Fi. Se você também já notou instabilidades na sua internet Wireless, confira como resolver esse problema! 🙂

Como funciona o vírus do roteador?

O vírus afeta o roteador Wi-Fi e muda o endereço DNS, direcionando a navegação para sites falsos, com objetivo de aumentar a exibição de anúncios, ou ter acesso a seus dados pessoais.

#fiquepordentro: O que é o DNS?

DNS significa Domain Name System, ou em bom português, Sistema de Nomes e Domínios. Na verdade, é graças ao DNS que você pode acessar o site da Triway digitando www.triway.net.br, e não precisa digitar decorar endereços como 177.22.94.10 – que é o IP do site da Triway.

O vírus que ataca roteadores costuma fazer uma “bagunça” no DNS, o que pode direcionar a navegação para sites falsos (com o objetivo de roubar senhas e exibir anúncios), e também pode causar muita lentidão na internet ou até mesmo falta de conexão.

O que fazer para se prevenir?

É importante manter um bom antivírus instalado e nunca clicar em banners, links e anúncios duvidosos. Ah, e é fundamental ter uma senha segura em seu computador e também em seu Wi-Fi, como já explicamos aqui no blog.
Porém, nem todo esse cuidado é suficiente, pois muitos hackers usam “ataques de força bruta”, tentando quebrar o sigilo de senhas por meio de programas que fazem milhares de tentativas, e podem acabar chegando até a sua rede. Então, além de todos os cuidados, é importante ficar atento a qualquer sinal de instabilidade em seus dispositivos.

Quais são os “sintomas” de uma rede infectada?

Não existe nenhum sintoma “gritante”, porém o usuário pode perceber que seu roteador está com vírus a partir do momento que for acessar sites confiáveis, como sites de bancos, e o cadeado de segurança desaparecer da barra de endereço. Neste caso, você pode ter sido encaminhado para um “falso site”, com a aparência idêntica do original para roubar as suas senhas.

Outro indício bem importante de que a rede está infectada é a lentidão no acesso à internet ou a falta de conexão. Conforme a gente comentou aqui no blog, quando a internet está lenta é importante fazer um teste de velocidade sem a conexão no roteador, ou seja, somente com o cabo da internet. Se a internet estiver OK sem o roteador, é bem provável que o problema seja no santo aparelhinho que nos concede o sinal Wi-Fi de cada dia.

Como corrigir?

A melhor parte do post é que você pode corrigir este problema em casa. Para isso, você vai precisar acessar o seu roteador. Este é um tema para um próximo post, mas de momento você pode acessar tutoriais como este, ou buscar a informação no seu manual. Várias marcas possuem uma espécie de adesivo embaixo do roteador com as informações de acesso. Parece algo complexo, mas quando você acessar seu roteador vai pensar “era tão simples, como não fiz isso antes”?

Já no sistema do roteador, procure a aba “LAN-WAN” ou “Interfaces LAN-WAN”. Na WAN, terá a opção DNS, com um “DNS Primário” e um “DNS Secundário”. Se você for cliente Triway, é recomendável usar o DNS padrão:

DNS Primário: 177.22.81.228

DNS Secundário: 177.22.83.228

São vários os tipos de vírus no roteador, alguns causam efeitos mais visíveis, como a mudança do nome da rede, e outros, como este que altera o DNS, são mais “discretos”. Mas atenção: mesmo fazendo a alteração no DNS, não se está livre de ser afetado novamente, nesta caso, você precisará repetir o processo e inserir os DNS’s recomendados pela Triway. Se o problema com seu roteador persistir, vale buscar um suporte técnico e até avaliar a troca do roteador, caso seu aparelho seja antigo ou não tenha um bom alcance.

Feito?! Fique sempre atento às mudanças na sua rede. Escolha um roteador de boa qualidade e utilize senhas fortes.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas, nosso forte abraço e até quarta-feira que vem! 🙂

You may also like...

2 Responses

  1. maria jose disse:

    virus no rotiador pode esta no historico coisas que não foi eu que usei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *