Tudo que você precisa saber sobre a fibra ótica

Entenda como funciona a fibra ótica, um meio de transmissão de dados com velocidade próximas à da luz.

O que você acha de transmitir dados e voz sem perder a qualidade e com pouca perda de sinal? Seria sensacional não é? Pois bem, com a chegada da fibra ótica isso já se tornou realidade. Baixar filmes, músicas e jogos ficou muito mais rápido e prático, e ainda com tempo de download reduzido pela metade, ou bem menos que isso.

Vamos entender primeiro como essa maravilha teve seu primeiro principio de utilização: a fibra ótica tem suas raízes nas criações do século XIX. Um dispositivo de nome Fotofen convertia os sinais de voz em sinais óticos, utilizando a luz do sol e lentes montadas em um transdutor que vibrava ao entrar em contato com o som. As companhias telefônicas foram as primeiras a se beneficiar do uso de técnicas de fibra ótica em conexões de longa distância.

Agora que já conhecemos como foi o princípio de utilização da fibra óptica, vamos entender mais sobre como ela é nesse infográfico do site Tecmundo:

infografico-tecmundo-9862

           

Verdadeiro ziguezague brilhante de transmissão de informações:

  1. A fibra ótica nada mais é que um minúsculo cabo de vidro ou plástico finíssimo e ultra transparente, envolto por uma capa de material reflexivo;
  2. Sinais luminosos – que podem, por exemplo, levar dados a serem decifrados por computadores – caminham dentro desse cabo, ricocheteando para lá e para cá nas paredes da capa reflexiva;
  3. Ao contrário dos sinais elétricos, a luz não cria um campo magnético nem provoca interferência. Por isso, vários sinais luminosos podem ser enviados em um pequeno feixe de fibras, levando diversas vezes mais informações que num cabo elétrico da mesma espessura.

Características da fibra ótica:

A necessidade de se comunicar e manter-se informado cresceu nos últimos anos, para atender essa demanda, a fibra ótica possuí dois principais tipos de cabo: o Monomodo e o Multimodo.

A Triway utiliza fibras MONOMODO, esta tecnologia permite que o mesmo feixe de luz possa transmitir várias frequências simultâneas assim otimiza o cabo para poder levar várias informações com velocidade de luz diferente. Esta tecnologia permite com que a Triway alcance as residências a longas distância e com excepcional qualidade.

Vamos falar aqui do modo Monomodo, que é utilizado pelo Triway. O Monomodo possui uma única fonte de luz ( em sua maior parte, laser) envia as informações  por enormes distâncias. As fibras monomodo apresentam menos dispersão  e por isso distâncias tão grandes entre seus retransmissores.  Outra vantagem desse modelo de fibra é a largura da banda oferecida, que garante velocidade maior na troca de informações.

Internet fibra Coprel TriwayAs principais vantagens da fibra são:

  • Dimensões Reduzidas;
  • Capacidade para transportar grandes quantidades de informação (Um par de fibras ópticas, cujo diâmetro pode ser comparado com o de um fio de cabelo, pode transmitir 2.5 milhões ou mais de chamadas telefônicas ao mesmo tempo. Um cabo de cobre com a mesma capacidade teria um diâmetro da ordem de 6 mil!);
  • Imunidade às interferências eletromagnéticas;
  • Matéria-prima muito abundante;
  • Segurança no sinal;
  • Facilidade na instalação;
  • Menos deterioração com o tempo comparando com os fios de cobre.

Atualmente, a comunicação pela internet via fibra ótica ultrapassa fronteiras, até mesmo os próprios oceanos do planeta.  Esse poderoso fiozinho não é útil apenas para internet, como também para outros setores. Um exemplo é na Medicina, onde ela está sendo utilizada para conduzir os lasers de alta potência que, em cirurgias, servem para cauterizar artérias e tecidos. Em nosso dia-a-dia, a fibra está presente, por exemplo, no supermercado, nos leitores flexíveis dos códigos de barra dos produtos vendidos.

Com todas essas informações, fica difícil não querer instalar internet via fibra ótica em casa, não é? Além da praticidade, ela une velocidade rápida com qualidade na transmissão de dados. Um prato cheio para quem gosta de aproveitar o que a tecnologia tem de melhor e de mais atual.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *