Seu emprego será substituído por um robô?

Não é de hoje que o meio tecnológico anuncia que muitos trabalhos serão substituídos por robôs. Quais as vantagens e desvantagens desta evolução? robot-humans-2Em quanto tempo isso pode acontecer? Bem, não temos todas as repostas, mas os insights deste texto já podem fazer você ter uma ideia de qual o risco de que um robô faça as tarefas antes delegadas a você.

Na revolução industrial, as máquinas passaram a ocupar o lugar de milhares de trabalhadores nas fábricas. Os trabalhos que envolviam basicamente esforço físico e movimentos repetitivos são amplamente substituídos.  O trabalhador precisa se especializar para comandar essas máquinas. Ok, até aí, nenhuma novidade. Mas o avanço da informática tem ido muito além, com a Inteligência Artificial – AI. Agora, atividades pensantes também são realizadas por robôs e computadores, que tem a capacidade de aprender coisas novas, corrigir erros, perceber emoções analisar dados – tudo isso em volume e velocidade impraticável por um ser humano. Confira um pouco do que estamos falando neste vídeo, que apresenta o IBM Watson, um supercomputador baseado em Inteligência Artificial:

 

Mesmo com toda a tecnologia existente, ainda há espaço para o crescimento de postos de trabalho: tanto para os seres humanos, como para os computadores. Na agricultura, na indústria e na construção civil, por exemplo, mesmo com o avanço dos equipamentos, há muito trabalho braçal sendo desempenhado por pessoas. E por outro lado, computadores já começam a realizar atividades administrativas, de análise de dados, e até a interação com pessoas, como os “chatbots” responsáveis por atendimentos em sites de empresas, como você pode conferir nessa matéria da Exame.

Com o avanço da computação cognitiva, da evolução das máquinas e robôs e do constante desenvolvimento da Inteligência Artificial, a tendência é RoboMcDoque se continue a substituir mão-de-obra humana por robôs em trabalhos braçais e com movimentos idênticos, que supercomputadores interajam com as pessoas para a elaboração de cálculos, definição de possibilidades e análise de riscos, por exemplo.  Outros grandes avanços deverão ser na área de medicina: hoje, já existem muitos robes espalhados pelos melhores hospitais do Brasil e do mundo que “aprenderam” com os médicos a fazer cirurgia.

A boa notícia é que, assim como a tecnologia “rouba” empregos, também gera muitas oportunidades, em trabalhos que estão, de uma forma ou outra, ligados a tecnologia. E será que, com o trabalho dos robôs, teremos mais tempo livre para desenvolver a nossa criatividade, criando novas perguntas e indo atrás de suas respostas, inventando novos produtos e por que não, novos robôs?

E você, imagina o seu trabalho sendo desenvolvido por um robô?

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *