Seis perguntas essenciais para você fazer antes de contratar um plano de internet

Você já comprou um produto ou adquiriu um serviço com 100% de certeza de estar fazendo o melhor negócio do mundo? Pode até ser que sim, mas sempre existe aquela pontinha de dúvida se está tudo certo. Talvez, uma pergunta que você esqueceu de fazer, um detalhe que esqueceu de verificar: normal. E na hora de adquirir um plano de internet? A não ser que você trabalhe na área ou seja um expert em tecnologia, pode ser que fique alguma dúvida se está fazendo um bom negócio. Então, confira abaixo a lista de seis itens que você precisa verificar antes de assinar o contrato. Vamos lá?

1.Verificar a sua necessidade de internet para contratar o plano mais adequado

Provavelmente (e é bem importante que isso aconteça) o(a) vendedor(a) vai questionar quantas pessoas usam internet na sua casa ou empresa, quantos equipamentos estão conectados, que tipos de serviços são mais utilizados (jogos online, vídeos, filmes, redes sociais, bancos, sistemas, estudos, etc.). Quanto maior o número de equipamentos conectados e maior a utilização de dados pelos serviços que são utilizados, maior deve ser o plano de internet. Aí vale aquele velho ditado “o barato sai caro”. Nem sempre o menor plano oferecido pela operadora vai lhe atender satisfatoriamente. Avalie tudo que utiliza internet na sua casa e adquira o plano conforme o seu uso de internet.

2. Como funciona o suporte da empresa

Nada pior do que precisar falar com a sua operadora de internet e ter de esperar meia hora (ou mais) em um callcenter. Ou então, precisar pagar a ligação. Verifique antes da contratação como funciona o suporte comercial e técnico, se é 24 horas ou somente em horários e dias comerciais, se há um número gratuito para o contato, e qual o tempo de atendimento.

3. Franquia de dados

Verifique se o plano que você está contratando possui franquia, e qual a quantidade de tráfego de dados permitida mensalmente. A franquia ilimitada é vantajosa, pois você não precisa se preocupar em ultrapassar o limite de navegação. Porém, caso seu plano tenha franquia, verifique se a quantidade de dados oferecida na franquia vai atender ao que você precisa.

4. Velocidades de download e upload

Este é um dos principais fatores que influenciam a real velocidade da sua navegação de internet. Algumas operadoras oferecem planos de velocidades altas (por exemplo, 30 Mbps), porém em uma cláusula do contrato ou em letras pequenas na publicidade, especifica-se que a velocidade de download é 30 Mbps, porém a velocidade de upload é 5 Mbps. Quando você tem uma velocidade de upload menor que a de download (o que é bem comum), diversos serviços como torrents, uso de aplicativos como Skype, jogos online, armazenamento em nuvem, entre outros, além da sensação de navegação em sites, ficam prejudicados.  Verifique isso na hora de contratar!

5. Tecnologia utilizada

Via rádio, cabo telefônico, fibra ótica, enfim, são diversos os tipos de tecnologias existentes para levar internet para as pessoas. Busque informações com o seu vendedor (ou também na própria internet) sobre a tecnologia oferecida para o seu acesso, suas vantagens e diferenciais. (Aqui no blog fizemos um texto sobre a fibra ótica, tida como a melhor opção disponível hoje, confira aqui).

6. Multa/rescisão contratual

Ninguém assina um contrato pensando em rompê-lo, mas vale destacar que todas as empresas indicam no contrato o tempo de vigência do mesmo (fidelidade) e o valor da multa contratual. Conforme regulamentação do setor, o tempo mínimo de contratação de planos de internet fixa é de um ano, tempo necessário em razão dos investimentos feitos pela operadora para disponibilizar o serviço. Verifique se a empresa oferece vantagens em contratações por maior período de tempo. E se você tiver de mudar de residência e precisar cancelar o serviço? Caso o local para onde você se mudar não tiver cobertura da sua operadora, você ficará isento da multa contratual.

via GIPHY

Estas foram as dicas desta semana para você ficar por dentro de detalhes bem importantes antes de “bater o martelo” e escolher a operadora que terá o privilégio de levar para a sua casa ou empresa o acesso ao mundo através da nossa adorada internet!

Para conhecer os serviços da Triway e verificar o atendimento a cada uma das questões apresentadas neste texto, clique aqui, preencha seus dados e aguarde o contato de nossa equipe.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *