Seis dicas para criar o seu blog

Pessoas que possuem algum empreendimento, trabalham com a venda de serviços ou com a própria imagem, são exemplos de quem precisa marcar blogspresença na internet. Mas não é só isso: às vezes, você deseja simplesmente expor suas ideias ou opiniões, quer iniciar a construção de uma autoridade virtual, ou pretende viver de algum negócio online. Uma ferramenta que auxilia a conquistar estes objetivos é a produção de conteúdos através de blogs.

Muitas pessoas e empresas se perguntam se vale a pena ter um blog. O resultado virá conforme o investimento de tempo, profissionais capacitados para a produção e recursos investidos na divulgação/promoção deste blog na internet. O melhor dia para você começar a colocar em prática as ideias para a criação de um blog foi no momento em que você vislumbrou possibilidades de divulgação das suas atividades nesta ferramenta. Mas o segundo melhor dia, é hoje mesmo! Então, mãos à obra:

 

1477593839_vector_65_02Conheça seu público

Antes de começar a desenvolver as primeiras ideias para seu blog, pense nos temas que serão relevantes para as pessoas que você deseja alcançar com o seu conteúdo. Este também é o momento da “verdade”, quando você vai avaliar se realmente o seu blog terá público e se o público terá interesse naquilo que você postar.

 

1477593854_vector_65_15Defina um tema ou abordagem

Olhando para o seu público e para o tipo de negócio ou atividade que você deseja promover através do blog, defina linhas sobre as quais você poderá desenvolver conteúdos. Não para limitar a sua atuação, mas sim, para que você vislumbre desde cedo o universo de pautas que podem ser trabalhadas. O nosso blog Triway, por exemplo, traz assuntos bem variados, mas todos possuem alguma relação com internet e tecnologia – que é o negócio da Triway.

 

1477593871_vector_65_11Escolha a ferramenta

Esta etapa é mais técnica, e bem importante para o seu blog. Existem várias ferramentas grátis disponíveis na internet, como o WordPress e o Blogspot. Porém, o ideal é ter um domínio próprio para a criação do seu blog (terminado em “.com” ou “com.br”, por exemplo; e não algo como “nomedomeublog.blogspot.com”).  Mas veja bem, não estamos dizendo para não usar essas ferramentas, até porque o WordPress é uma das plataformas de criação de blogs e sites mais utilizada do mundo. O blogspot, da mesma forma. Você pode montar seu blog nas plataformas grátis e, mais tarde, adquirir um domínio próprio. E claro, se você ou sua empresa já possuam um site, contate com o administrador para criar um domínio como: meusite.com.br/blog ou blog.meusite.com.br. Fica muito mais profissional.

 

1477593883_vector_65_14Trabalhe com periodicidade de publicações

Manter seu blog atualizado é fundamental, e para efetivar essas atualizações é importante cumprir uma periodicidade de publicações. Esta periodicidade é definida conforme a sua disponibilidade, mas o recomendado é no mínimo uma vez por semana. Não há limite máximo, mas são poucos blogs que ultrapassam um post diário. Você pode revezar entre textos mais longos e postagens curtas.

 

1477593893_vector_65_16Promova seu blog nas redes sociais

Utilize os demais canais disponíveis na internet para divulgar e promover seu conteúdo. O Facebook é uma excelente opção, mas dependendo do seu público e da periodicidade das suas postagens, você pode manter perfis no Twitter, Linked In, entre outros.

 

 

1477593909_vector_65_05Continue aprendendo e aprimorando seus conhecimentos!

A internet está repleta de sites profissionais voltados especificamente para quem deseja desenvolver e manter um blog de qualidade. Reserve um tempo no seu dia para estudar e aprender cada vez mais, profissionalizando o seu conteúdo e obtendo bons resultados com a internet.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *