Saiba mais sobre as principais tecnologias de acesso móvel à internet: 3G, 4G e Wi-Fi

 

Entenda o que são e amplie seus conhecimentos sobre as tecnologias de acesso à internet

Qual é a mais rápida? E a mais segura? A nova geração vive conectada, e um celular com internet já se tornou comum no dia a dia. A comunicação móvel evoluiu muito no país, e cada vez mais as operadoras buscam oferecer pacotes de dados, como o 3G e o 4G, para deixar você sempre conectado.
Além dos pacotes de dados, existe também a nossa querida rede Wi-Fi, que já conquistou a preferência dos internautas. No post de hoje, vamos ajudar você leitor do Blog Triway a escolher a melhor conexão. Afinal, estar sempre informado é fundamental para economizar.

O que é a 4G?

Considerada até 100 vezes mais rápida que a 3G, a 4G – sigla para a quarta geração de telefonia móvel, garante aos seus usuários maior qualidade em videochamadas e em chamadas de voz. Outro diferencial da 4G, é a capacidade de suportar vários dispositivos em uma mesma antena, deficiência que o pacote 3G possui. Por isso, a Agência Nacional de Telecomunicações está incentivando a instalação de torres 4G entre as diferentes operadoras.

4G no Brasil

Aos poucos os países vão aderindo a nova tecnologia, atualmente são mais de 30 países que já contam com internet 4G. Porém no Brasil, alguns problemas estão sendoImprimir encontrados, pois é recomendável a utilização de antenas com 700MHz (ou 700 mega-hertz), iguais as antenas de TV aberta existentes no nosso país. São antenas baratas e que possuem um ótimo alcance, mas o problema se encontra na ocupação de dois serviços diferentes com o mesmo tipo de antena. A previsão é de que até 2018 as redes 4G estejam operando no país, com os 700MHz. Mas o Brasil é um país continental, e assim como a rede 3G que ainda não está em todos os lugares, provavelmente vai demorar para o 4G chegar nas cidades menores.

E a 3G?

Sucessora da antiga conexão GPRS, a 3G permite seu usuário trocar dados com maior velocidade, ver televisão e videochamadas, em qualidade inferior a tecnologia 4G. A característica mais forte da tecnologia 3G é suportar um número maior de clientes de voz e dados, especialmente em áreas urbanas, além de ter taxas de cobranças menores. Um dos maiores problemas é a grande quantidade de usuários em uma mesma “antena”, o que faz os usuários de diversas operadoras perderem em velocidade e qualidade de acesso.

Rede Wi-Fi

Quem nunca chegou a um estabelecimento e ligou o Wi-Fi do seu aparelho celular em busca de uma rede livre? A procura pelo Wi-Fi está cada vez maior. Mas o que é o Wi-Fi? Também conhecida como rede Wireless WLAN, a rede Wi-Fi é um modo de transmissão de dados que dispensa o uso de fios, realizada via ondas eletromagnéticas propagadas pelo ar. Para ter uma conexão Wi-Fi você precisa ter uma conexão de internet, e um modem roteador Wi-Fi. Este tipo de conexão é mais requisitada principalmente nos locais em que o 3G não funciona a contento e as pessoas não conseguem se comunicar ou interagir nas redes sociais através de seus dispositivos, principalmente o smartphone.

Mas como tudo não é perfeito, é importante fica atento ao se conectar as redes Wi-Fi, principalmente quando a rede não estiver protegida por senha. Como já orientamos aqui no blog, ao se conectar a uma rede livre você pode estar se conectando a uma rede fornecida por um hacker, que busca por dados e informações da sua navegação. Por isso, dê preferência sempre a redes Wi-Fi conhecidas!

Comparando as tecnologias

No quesito velocidade, a rede Wi-Fi ganha na maioria das vezes. Porém, existem lugares aonde a conexão 4G pode ser mais rápida – o que acontece raramente. Mas, na relação custo-benefício é preferível pagar um valor fixo ao mês, do que apostar em infographic6pacotes de dados diários de 3G ou 4G. Nas redes Wi-Fi você pode conectar mais de um dispositivo, além de ter acesso ilimitado e mais segurança.

As tecnologias 3G e 4G não atingem todos os municípios, por isso a rede Wi-Fi sai na frente novamente. Além do que, nem todo aparelho consegue comportar uma tecnologia como a 4G. Por isso, se você utiliza a internet todo o dia, prefira uma conexão segura em sua casa, como a rede Wi-Fi, você vai pagar bem menos e poderá desfrutar de todo potencial de uma internet mais rápida e segura, com valor fixo, sem sustos com cobranças extras no fim do mês. O Wi-Fi facilita muito para quem curte notebook, podendo utilizá-lo no local que for mais conveniente. Utilize a tecnologia 3G ou 4G quando o uso de uma rede Wi-Fi não por possível.

Esperamos ter esclarecido as suas principais dúvidas quanto a tecnologia de acesso à internet. Não deixe de compartilhar, curtir e comentar. Até semana que vem 🙂

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *