Ping / Latência: o que são e como influenciam no seu acesso à internet

Estes termos são mais conhecidos de quem joga online, mas são importantes para todas as pessoas que acessam a internet. O “ping” ou “latência” é pingmedido em milissegundos (ms) e é uma medida usada para aferir o tempo que um pacote de informações leva para “sair” do seu computador, chegar ao destino e “voltar” para você com a solicitação atendida. Por exemplo, quando você digita em seu navegador: www.facebook.com, um “pacote” de dados sai do seu computador para a internet com a sua solicitação (acessar o site), chega aos servidores do Facebook, e retorna com as informações do site para você utilizar. E assim é com vídeos, aplicativos, jogos, etc.

Por isso, quando menor o PING, melhor a qualidade do seu acesso. E quanto mais “próximo” você estiver do servidor do site que você está visitando, menor será o ping. Por exemplo, o “Ping” do site www.triway.net.br será sempre menor do que para um site que está hospedado em um país da Ásia, por exemplo.

Como fazer o teste em seu computador:

1. Clique no botão Windows + R, para abrir a janela “Executar”. Na janela que abrir, digite “cmd”
1 e 2[

2.  No prompt de comando, escreva: ping +nome do site, por exemplo: ping triway.net.br

03

 

3. No conjunto de dados que aparecerão, você deve observar se houve perda de pacotes e qual a velocidade média. Quando mais baixo for esse número, melhor! Nos sites internacionais, costuma ser mais alto. Por sites internacionais, leia-se: sites que são hospedados fora do Brasil. O Facebook, o Twitter e o YouTube, por exemplo, podem ser considerados sites “Internacionais”, mas possui servidores no Brasil, e portanto, o PING para eles é bem menor do que para um site fora do país.

 

04

 

O que pode causar um “ping ou latência” alto, e o que fazer?

O local em que o site que você está tentando acessar está (dentro ou fora do país) é um dos principais fatores que influenciam na latência, porém, a velocidade do seu plano de internet (largura de banda contratada), a quantidade de dispositivos conectados, e o funcionamento adequado do seu roteador de sinal WiFi influenciam no Ping. Portanto, os testes devem ser feitos com o cabo de rede conectado diretamente no modem. Para quem tem uma alta demanda de uso da internet, vale estudar a possibilidade de aumentar o plano contratado.

Importante: Os testes de velocidade também mostram o “Ping” ou “Latência”, mas ao executar o comando no seu computador, você verifica o ping específico para o site que você quer aferir.

😉

Deixe sua sugestão, crítica, dúvida, etc., nos comentários!

 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *