Horário de verão: Especialistas alertam para impacto na infraestrutura de TI e Internet


relogio-inteligente-com-icones_1268-100Muita gente viu alterações nos horários dos seus celulares na virada do último sábado (20) para o domingo (21). Nas redes sociais, usuários relataram alterações também em computadores, tablets e relógios de rua.

A razão disso é que ultimamente ocorreram mudanças súbitas para início do horário de verão e pouco tempo hábil para implementação. O começo do horário de verão foi alterado três vezes esse ano. Algoritmos criptográficos e sistemas de registro de logs são exemplos de componentes sensíveis que estão sofrendo com essa mudança repentina.

O alerta já vinha sendo divulgado deste a última semana pelo Núcleo de Informação e Coodernação do Ponto BR (NIC.br), responsável por implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no País.

“O tempo, para as Tecnologias de Informação e Comunicação, é algo muito sério. Normalmente tudo é sincronizado automaticamente, fazendo com que poucos técnicos se lembrem dele. Se houver mudança imprevista, ou de curto prazo, podem dar-se conta dela na última hora, com consequências bastante ruins”, alerta Antonio M. Moreiras, gerente responsável pela iniciativa NTP.br no Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) do NIC.br.

Os relógios devem ser adiantados em uma hora à 0 hora dia 04 de novembro. O fim do horário de verão será no terceiro sábado de fevereiro de 2018. Lembre de conferir se os seus aparelhos farão a troca de horário automaticamente.

E você, o que acha do horário de verão? Conta pra gente nos comentários!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *