Facebook chega aos 15 anos

Uma das mais populares redes sociais da internet no Brasil completa hoje, dia 04 de fevereiro, seus 15 anos. São 2,32 bilhões de usuários ativos mensais no mundo.

A rede social foi criada por pelo estudante de informática e psicologia Mark Zuckerberg junto aos seus companheiros Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, na Universidade de Harvard (EUA).

O princípio da rede social mais popular do mundo está baseado no Facemash, que durou apenas dois dias. Esta rede social tinha como propósito que os usuários avaliassem as fotografias dos universitários de Havard. Sob polêmicas, cerca 22 mil votos foram emitidos por até 450 pessoas nestes dois dias.

O sucesso encorajou o time de Mark, com 19 anos na época, a criarem o que se tornaria a principal rede social do mundo.  Em 04 de fevereiro de 2004 entrou em funcionamento o “The Facebook” com 1200 alunos conectados em apenas 24 horas. O serviço foi ampliado para universidades da região de Boston e demais locais dos EUA, passando a se chamar somente “Facebook”.

O ano de 2006 foi marcado pelo salto do Facebook, quando passou a atender o público em geral, não somente os universitários. Gradativamente as empresas foram entendendo a plataforma como um meio atrativo para divulgação dos seus negócios.

Os dados de 2018 mostraram que o Facebook recebeu 20% dos investimentos da internet, ficando atrás apenas no Google nos EUA.


CURIOSIDADE

O botão “curtir” surgiu somente em 2009, mesmo ano em que foi lançado um novo layout da rede social. As reactions “amei”, “haha”, “uau”, “triste” e “nervoso”, além do “curtir” foi lançado em 2015.


NEGÓCIOS

Em 2012, o Facebook anunciou a compra do Instagram. O WhatsApp foi adquirido em 2014.  O jornal The New York Times divulgou na última semana, que está nos planos do Facebook unir WhatsApp ao Instagram e Messenger, para receber mensagens de todas as redes sociais em um único ambiente virtual.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *