Black Friday: fuja dos 7 principais erros na hora da compra

Não faz muito tempo que a data virou “moda” por aqui, mas já é bastante esperada pelo público: estamos falando da Black Friday, dia especial de promoções realizado na última sexta-feira do mês de novembro.

A combinação de dois fatores bem persuasivos para as vendas: preços baixos e tempo limitado das ofertas – faz com que muita gente compre no impulso e tenha problemas. Então, se você está pensando em aproveitar a Black Friday, fuja destes 7 erros:

erradoErro 1: Fazer compras em lojas não-confiáveis

Tem muita gente esperando até hoje para resolver os problemas com as compras feitas na Black Friday do ano passado, ou pior, esperando até
produto que nunca chegou. E como saber se uma loja é confiável? O Procon de São Paulo tem esta lista com as lojas online que definitivamente não são confiáveis, em virtude das reclamações dos consumidores. Algumas já foram excluídas da ebitinternet, mas muitas ainda estão online, portanto, é importante tomar cuidado. Outros indicadores de confiança são as certificações dos sites de compras online (como o Site Blindado e o Ebit). Busque por indicações dos clientes na loja, e também em sites como o Reclame Aqui.

erradoErro 2: Comprar coisas que não precisa

Otimize seu tempo e seu dinheiro: faça uma lista de produtos e serviços que você está precisando, por ordem de prioridade, e evite a boa e velha tentação de comprar só por que o preço está baixo. Ou então, na Black Friday do ano que vem, o produto que você comprou nesta sexta-feira ainda não terá saído da embalagem.

erradoErro 3: Não pesquisar preços antes da Black Friday

O tempo está curto, mas a melhor tática de aproveitar os preços da Black Friday é saber o preço real do produto antes deste dia de descontos. Afinal, a única forma de saber se a “oferta matadora” da sexta-feira é mesmo um bom negócio, é saber o preço antes da promoção.

erradoErro 4: Esquecer de conferir o frete e prazo de entrega

Na empolgação do preço baixo, é bem comum esquecer de avaliar o tempo que o produto vai demorar para chegar na sua casa, e o custo deste frete. Já pensou comprar algum presente bacana par ao seu amigo-secreto da turma e não chegar a tempo? Confira sempre o custo-benefício de comprar online e pagar frete, ou comprar em uma loja física.

erradoErro 5: Não ler a política de trocas e devoluções

Todo ano é a mesma coisa: na correria da Black Friday, você quer aproveitar os preços e receber logo os seus produtos. Tomara que todos nós tenhamos bastante sorte em nossas compras, mas erros acontecem… O tênis que não serviu, o presente que seu amigo não gostou, o produto que veio errado… Confira se o site que você está comprando tem uma política clara para trocas e devoluções.

erradoErro 6: Não guardar os comprovantes de compra

Uma mistura de “pressa” como “não vai acontecer comigo” e uma pitada de desorganização faz com que a gente menospreze a importância de guardar os e-mails com as informações das compras, prints de telas, e comprovantes de pagamento, como boleto, transferência e extrato do cartão de crédito, por exemplo. Melhor que você não precise utilizar estes documentos em contestações e protestos, mas caso precise, estará tudo a mão.

erradoErro 7: Esquecer do comércio local

A variedade de sites e quantidade de produtos na internet, muitos com preços convidativos, pode acabar “cegando” os consumidores, que pensam que precisam comprar quase tudo pela internet. No entanto, o comércio do seu bairro pode ter ofertas bacanas, e o que é melhor: você pode aproveitar as ofertas online da Black Friday para pechinchar offline.

Esperamos que você siga estas dicas e aproveite a Black Friday com boas compras!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *